terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Bolo Red Velvet - Como é preparado ? Qual é o sabor? Como se obtém a coloração característica?

 Olá meus queridos leitores e leitoras!


Vocês já devem ter ouvido falar no bolo red velvet. Com uma linda coloração vermelha, este bolo chama atenção por ser diferente do que esperamos encontrar numa vitrine de cafeteria ou confeitaria, e por parecer esconder algum tipo de sabor misterioso. 



Quando vemos um bolo vermelho, quase imediatamente associamos ao sabor do morango. Porém, o bolo red velvet é feito com cacau em pó! Isso mesmo: É um bolo de chocolate. Porém, tenha em mente que ele NÃO é igual aos bolos de chocolate aos quais os brasileiros estão acostumados.

Red Velvet significa Veludo Vermelho. Além da coloração, o bolo também possui uma textura aveludada. 

O principal ingrediente do Red Velvet é o buttermilk. No Brasil, nós não encontramos este produto com facilidade, então quando vemos uma receita deste bolo, sempre se inclui uma adição de vinagre ou limão ao leite, fazendo com que ele "talhe" e se torne o buttermilk.



Originalmente, a coloração do Red Velvet era conferida pela adição de suco concentrado de beterraba à massa do bolo. Hoje em dia, é mais comum utilizar corantes alimentícios.



A cobertura e o recheio do Red Velvet, quase sempre, são feitos com buttercream (um creme de manteiga), ou cream cheese. A ideia é que não seja nada muito doce. Chantilly também é bastante utilizado!



O Red Velvet caiu no gosto popular, e hoje existem diversas receitas inspiradas no bolo, como o milk-shake de red velvet.



Espero que vocês tenham gostado de mais esta postagem!

Não deixem de conferir meu canal no youtube! Doces Receitas da Gaby :)


Beijos super doces da Gaby