terça-feira, 2 de outubro de 2018

O que é cacau alcalino?

Olá, meus queridos leitores e leitoras!

Em primeiro lugar, peço desculpas por ter deixado o blog um pouco de lado nos últimos tempos. Fiz isso para me dedicar melhor ao Youtube, pois meu canal está crescendo bastante, e por lá eu posso interagir com todos vocês de forma mais direta.

Hoje eu quero explicar pra vocês o que é cacau alcalino. Para isso, precisamos voltar um pouco às aulas de química do ensino médio. 

O cacau natural, que adoramos utilizar em várias receitas, possui um PH ácido, que nem sempre fica agradável ao paladar. Então, criou-se o cacau alcalino, que nada mais é do que o mesmo cacau que consumimos quimicamente modificado para que tenha um PH básico. 


O cuidado que você precisa ter ao utilizar o cacau alcalino é com algumas preparações que levem bicarbonato de sódio. O bicarbonato é básico, assim como o cacau alcalino. Portanto, a interação entre eles pode não ter um bom resultado, dependendo da receita que você está preparando. É preferível, neste caso, utilizar fermento em pó químico, que possui um PH básico.

Se você estiver trabalhando com cacau em pó natural, o melhor é optar pelo bicarbonato, para que tenhamos a reação de ácido com base. É um pouco de aula de química mesmo...quem disse que gastronomia é só sair misturando ingredientes?

Quem quiser assistir minha explicação em vídeo, deixo aqui para vocês: 


Beijos super doces da Gaby