segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Quais doces podem ou não podem ser congelados?

Olá, meus queridos leitores e leitoras! :) 

Faz algum tempo que eu queria escrever sobre este assunto, visto que esta é uma das dúvidas mais recorrentes sobre as minhas receitas: O que pode ser congelado? 

A praticidade, sem dúvida, é a nossa maior aliada na correria do dia-a-dia. Mesmo que você trabalhe com gastronomia, como eu, nem sempre haverá tempo de sobra para preparações complicadas e complexas, e não há nada como abrir o freezer e ter, se não toda, ao menos boa parte da sua receita já prontinha. 

Como a minha especialidade é a confeitaria, vamos a alguns doces que você pode ou não congelar:

Brigadeiro pronto - PODE! 




Durante o período da minha vida em que trabalhei com encomendas de bolos, o que me salvava boa parte do cansaço era ter sempre à mão o recheio mais pedido, o brigadeiro, congelado.
O docinho pode ser congelado já enrolado e confeitado, ou apenas a massa para ser enrolada depois. Porém, preste atenção: Proteja os brigadeiros com plástico de congelamento, ou papel filme! 
Pessoalmente, eu prefiro congelar somente a massa. Para isso, coloque a massa de brigadeiro depois de fria em um papel filme, e feche retirando todo o ar. Leve ao freezer e pronto! A validade desta massa é de 3 meses. E sim, fica excelente! 


Cremes feitos com amido de milho - NÃO PODE!



Cremes que levem amido de milho em sua preparação NÃO DEVEM SER CONGELADOS. 
O amido de milho não retém água, e portanto, quando seu creme descongelar, ele vai ficar aguado. 
O espessante que permite congelamento é a farinha de trigo, pois ao contrário do amido, o glúten retém água. 


Bolo pronto - Pode! 



Outra estratégia que me ajudava DEMAIS durante o período em que trabalhei com encomendas era a possibilidade de congelar as massas de bolo. 
Depois de assado seu bolo, deixe-o esfriar. Em seguida, envolva-o em papel filme ou plástico próprio para congelamento, e leve ao freezer. Um bolo dura 3 meses congelado. 

Iogurte - Não pode! 



Aos ser congelado, os ingredientes do iogurte se separam, deixando-o com aparência talhada e granulosa. 

Brownie - Pode! 



Sim, brownies podem ser congelados, e ficam excelentes. Comprovei quando estava montando a minha aula de brownies, e precisei fazer o teste.
Para congelar seu brownie corretamente, cubra-o com papel filme, retirando todo o ar, e leve-o ao freezer. A durabilidade é de 3 meses.


Gelatina - Não pode! 



Nem a gelatina feita de forma tradicional, nem doces que levem gelatina, podem ser congelados. As propriedades da gelatina não resistem às baixas temperaturas, e ela termina cristalizando. 

Chessecake - Sem cobertura, pode! 



Uma cheesecake já assada, sem a cobertura, pode ser perfeitamente congelada. Não recomendo congelar com a cobertura, pois quase sempre usamos frutas ou geleias de frutas, que não costumam ficar tão boas após o descongelamento.
Para congelar sua cheesecake, embrulhe-a com papel filme ou plástico de congelamento, retirando todo o ar, e leve ao freezer. A validade de uma cheesecake congelada é de 3 meses.

Chantilly - Não pode! 



O chantilly, feito com creme de leite fresco, não pode ser congelado, pois a gordura se separa da parte líquida, e o creme simplesmente estraga. 


Espero que vocês tenham gostado de mais esta postagem! :) 

E aguardem! Tem muito vídeo e muita dica legal chegando por aí!!

Beijos super doces da Gaby