sexta-feira, 22 de abril de 2016

Empadão de Palmito

Olá, meus queridos leitores e leitoras! :)

Esta receita é um pedido antigo de vocês: Empadão de palmito. 

O que eu mais gosto sobre essa receita é que ela pode ser variada como vocês quiserem, pois a mesma massa pode ser utilizada para empadão ou empadinhas, e o recheio pode ser variado à vontade. Façam empadão de frango, de carne, de camarão...do que acharem melhor! A versatilidade é enorme.

Vamos à receita? 

Massa: 

( Observação: Optei pela massa briseé, a mesma da quiche. A massa de empadinhas ou empadão, normalmente, é a massa podre, que leva banha de porco ou gordura vegetal hidrogenada, resultando naquela empadinha quebradiça que desmancha na boca. Porém, a maioria esmagadora das pessoas torce o nariz quando ouve falar em banha ou gordura vegetal, por questões de saúde. Então, optei pela massa briseé para esta receita, em sua versão mais simples.)

500grs de farinha de trigo
250grs de manteiga ou margarina gelada
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de água gelada ( essa quantidade pode variar.)


Coloque a manteiga, o sal e a farinha no mesmo recipiente.


Quebre a manteiga em pedaços e, utilizando as pontas dos dedos, faça uma farofa de manteiga e farinha.



A água gelada será utilizada para dar liga à massa. Algumas receitas pedem leite, outras utilizam ovo, e algumas utilizam os dois ingredientes. Pessoalmente, prefiro utilizar apenas água, pois resulta numa massa mais leve.

Adicione a água aos poucos, ligando a massa com as mãos, até obter um resultado homogêneo. Não é preciso sovar! Queremos uma massa quebradiça, portanto, não precisamos desenvolver o glúten.



Este deve ser o resultado final da sua massa:


Coloque a massa num saco plástico e leve-a para a geladeira por 30 minutos. Este processo deixará a manteiga novamente gelada, e assim poderemos montar nosso empadão com mais facilidade.


Vamos preparar o recheio de palmito!

Ingredientes:

1 litro de leite integral gelado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 vidro de palmito picado
1 xícara de chá de azeitonas picadas
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada à gosto


Faremos uma base de molho béchamel para o recheio. 

Numa panela, derreta a manteiga ou margarina.



Adicione a farinha de trigo e misture bem. Sim, formam-se grumos! Esta base se chama liga roux.



Adicione o leite gelado, aos poucos, e vá mexendo bem, para que a farinha se dissolva no leite. Cozinhe em fogo brando até engrossar.




Passe o molho por uma peneira. Isso deixa nosso molho mais "limpo", e evita que eventuais grumos de farinha ainda permaneçam.



Volte com o molho para a panela, e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Adicione o palmito e as azeitonas, e misture bem.





Reserve o cheio pronto. 

Vamos à montagem do empadão!

Abra a massa com o auxílio de um rolo e forre o fundo da travessa ou fôrma em que for servir o empadão. Você pode utilizar os dedos para ajustar a massa, sem problema nenhum!


Coloque o recheio. 


Cubra com o restante da massa. (me perdoem pelo aspecto "quebrado" da massa na foto. Eu tive um pequeno contratempo com o meu rolo. Mas foi até bom, pois assim vocês podem ver que não é preciso ser perfeccionista com essa cobertura. O resultado final será excelente, de uma forma ou de outra)


Pincele com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, por aproximadamente 1 hora. Lembrem-se que o tempo varia de um forno para o outro!


Depois de assado, assim fica seu empadão: douradinho e delicioso!


E agora... é só se deliciar!



Espero que vocês tenham gostado de mais este passo a passo...beijos doces da Gaby! :)