quarta-feira, 6 de maio de 2015

Petit Gateou Tradicional

Olá, meus queridos leitores e leitoras!! 

A minha sobremesa favorita é o petit gateou. Seja em uma versão diferenciada (a melhor que já experimentei foi o petit gateou de doce de leite, com sorvete de tapioca), seja em sua forma tradicional, o bolinho mole que escorre chocolate ao ser cortado é o símbolo maior da tentação por doces. 

A versão de petit gateou que ensinarei a vocês é a tradicional, que leva apenas chocolate, e é servida com uma bola de sorvete de creme. Vamos à receita? Fique atento para as dicas!

Ingredientes:
200grs de chocolate amargo ou meio amargo picado
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 ovos inteiros
2 gemas
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo


Derreta o chocolate junto com a manteiga ou margarina, e misture bem até ficar homogêneo. Você pode fazer esse processo em banho maria, ou no microondas.


Bata os ovos e as gemas como açúcar até esbranquiçar. Você pode fazer isso na batedeira ou com um fouet.




Se você estiver utilizando a batedeira, desligue-a neste momento, e prossiga manualmente. Adicione o chocolate derretido com a margarina, e misture até que tudo fique homogêneo. Em seguida, adicione a farinha de trigo, e misture novamente.



Unte forminhas específicas para petit gateou ou forminhas de cupcake com margarina, e polvilhe farinha de trigo ou cacau em pó.

Coloque a massa do petit gateou, que deve estar bem líquida, até a metade das forminhas. O nosso bolinho irá crescer graças à quantidade de ovos.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 15 minutos. Fique de olho!!


PULO DO GATO!!
Seu petit gateou não deve estar nem assado demais, nem cru. O bolinho deve estar assado nas laterais, e mole no meio. Este é o ponto ideal! 

Desenforme o petit gateou cuidadosamente, e sirva-o imediatamente, com uma bola de sorvete. Caso queira preparar com alguma antecedência, aqueça-o novamente antes de servir.


Espero que tenham gostado de mais essa receita...Beijos doces da Gaby!! :)