quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pudim de nozes

Olá, queridos leitores e leitoras! 

Com a aproximação das festas de fim de ano, algumas iguarias típicas começam a enfeitar as prateleiras dos supermercados: nozes, frutas cristalizadas, amêndoas, avelãs, damascos, etc.  
Pegando carona nesta "vibe", decidi trazer para vocês uma receita de pudim de nozes!

Existe mais de uma versão para este pudim, mas eu gosto bastante desta receita porque as nozes ficam na base do pudim, permitindo que os sabores se integrem sem "brigar" entre si. 

Vamos lá?

Ingredientes:

Caramelo:
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água filtrada 



Pudim:
150grs de nozes
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata (mesma medida) de leite 


Prepare um caramelo com a água e o açúcar. Gosto de realizar este processo na própria fôrma de pudim, mas caso vocês prefiram fazer o caramelo à parte e depois utilizar, fiquem à vontade.



Em uma tigela ou no liquidificador, bata os ovos com o leite condensado e o leite comum, até que fique bem homogêneo.



Pique as nozes grosseiramente com as mãos ou no processador, e adicione-as à mistura anterior. (Se você estiver utilizando o liquidificador, desligue-o e adicione as nozes à parte. Elas não devem ser batidas junto com o creme.)



Despeje a mistura na forma de pudim já caramelizada previamente e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, em banho maria e coberto com papel alumínio.


Depois de assado, espere esfriar e desenforme. Decore com nozes inteiras, e sirva. 


Prontinho! Vocês vão notar que as nozes permanecem na base do pudim, mantendo o aspecto de pudim de leite na superfície.


Espero que tenham gostado...beijos doces da Gaby