domingo, 4 de maio de 2014

Bolo básico de baunilha

Olá,meus queridos leitores e leitoras! :D

Muitas pessoas me pedem a receita de um bolo básico de baunilha, ideal para recheios. Decidi então compartilhar este falso pão de ló, que é o meu favorito para confeitar, pois é fácil de preparar e tem um sabor bem neutro. 

Vamos à receita?
Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
150grs de manteiga ou margarina
6 ovos
1 colher de café de açúcar vanille ou essência de baunilha


Na batedeira, bata os ovos com o açúcar comum e o açúcar vanille ou essência de baunilha por cerca de 8 minutos. Eles precisam ficar bem volumosos, pois isso é o que irá garantir uma boa consistência ao nosso bolo.


À parte, ferva o leite com a manteiga.

Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo peneirada, intercalando com a manteiga e o leite.



Por último acrescente o fermento,e envolva-o delicadamente. 

Coloque a massa em uma assadeira média,ou duas pequenas, untadas e cobertas com papel manteiga,ou untadas e enfarinhadas. (Se você trabalha com bolos, asse sempre dois, para que fiquem três camadas de recheio.)

Leve para assar no forno pré-aquecido a 180 graus,por cerca de 25 minutos. Espete um palito no bolo,que deve sair seco. Lembrem-se de que a temperatura varia de um forno para o outro.

E aqui está o bolo básico de baunilha! Espere esfriar, corte-o ao meio,e acrescente o recheio que preferir. S


Observação: Para quem trabalha com bolos,é fundamental ter um batedeira planetária. Como eu estava preparando pouca quantidade de massa, utilizei a batedeira comum na receita da foto, mas isto se torna inviável quando temos de assar 5 ou 6 bolos, com muitas medidas de receita. ;)

Espero que tenham gostado...beijos doces da Gaby