sexta-feira, 21 de março de 2014

Quiche de cebola

Olá,meus queridos leitores e leitoras! 

Vamos à mais uma receita salgada? Desta vez,escolhi a quiche, que tem uma massa leve e uma cobertura padrão, e um leque de possibilidades de recheios. 
O meu recheio favorito, em termos de sabor e leveza, é o de cebola. Porém,vocês podem variar como quiserem: façam de peito de peru, lorraine (de bacon e queijo), de tomate seco, de espinafre, de alho-poró...seguindo a receita padrão de massa e cobertura, basta colocar na quiche o ingrediente que preferir e pronto!

Mãos à obra! Existem muitas receitas diferentes para a massa da quiche,e eu mesma já experimentei várias versões. Entretanto,esta é a minha favorita, pois é leve e fácil de preparar. Não gosto de utilizar ovo e leite, apenas a manteiga, a farinha e água.

Ingredientes da massa:

2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
150grs de manteiga ou margarina 
1 pitada de sal
água gelada quanto baste para dar o ponto


Ingredientes do recheio de cebola:

3 cebolas médias cortadas em rodelas
2 colheres de sopa da manteiga ou margarina (aqui podem usar sua Qualy)
um fio de azeite
sal,pimenta e noz-moscada

Ingredientes da cobertura: 

1 garrafinha ou caixinha (400ml) de creme de leite fresco (Pessoalmente, prefiro utilizar o creme de leite fresco, porque ele pode ser fervido sem correr o risco de talhar. Porém, caso não encontre, substitua por creme de leite de caixinha. O que vocês NÃO DEVEM USAR é o creme de leite de latinha, pois ele talha mesmo no calor! )
3 ovos
1 pitada de sal

Vamos começar pela preparação da massa. Peneire a farinha de trigo junto com o sal,e adicione a manteiga em pedaços.



Com as pontas dos dedos, comece a amassar a manteiga e uni-la à farinha de trigo. 


A massa formará pequenos grânulos. Adicione a água gelada AOS POUCOS. Coloque um pouquinho de água e comece a unir a massa.  


Quando a massa estiver homogênea,ou seja, totalmente unida, pare de adicionar a água. Ela não precisa ser sovada, pois sua consistência é levemente quebradiça.

Cubra a massa com papel alumínio e leve-a à geladeira por cerca de meia hora.

Enquanto isso, prepare o recheio! Numa panela, derreta a manteiga e coloque um fio de azeite (isso evitará que a manteiga queime.)


Adicione as cebolas e refogue bem. Elas devem murchar, para que fiquem macias.



Adicione o sal, a pimenta e a noz moscada,e refoque por mais alguns minutos. Reserve.




Vamos para a cobertura da quiche: Em uma tigela, bata (fouet,gente...não tem necessidade de batedeira aqui...mas se não tiverem este utensílio, podem usar o liquidificador.) o creme de leite com os ovos e o sal. 





Agora sim, vamos à montagem da quiche. 

Eu recomendo fortemente uma forma de fundo falso para esta receita. Porém,se você realmente não tiver uma,pode utilizar uma fôrma comum,lembrando-se apenas de que o visual da quiche não ficará tão bom,e talvez seja menos fácil parti-la. 



Retire a massa da geladeira, coloque-a sobre a pia,e estique levemente com o rolo. Esta massa é quebradiça,lembrem-se! Portanto,ela não precisa ficar perfeita. O rolo é apenas para auxiliar no processo de montagem.

Coloque a massa na fôrma e comece a ajusta-la com as pontas dos dedos. Este processo é muito simples,pois a massa é fácil de trabalhar.


Com o auxílio de um garfo,faça alguns furinhos na massa. Alguns,ok? Não é para brincar de canoa furada.


Coloque o recheio e espalhe bem.




Adicione o recheio. Como ele é líquido,a tendência é que se espalhe uniformemente pela quiche.


Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 1 hora. A quiche deve ficar dourada. Tenha paciência,porque pode demorar bastante dependendo do forno.

Espere esfriar, retire o aro da fôrma..e PRONTO!!




Quiche é bom demais. Não durou muito aqui em casa, já que preparei na hora do almoço,e estavam todos com fome. 




Combina muito bem com uma saladinha, ou com um arroz integral...e como falei anteriormente, vocês podem variar os recheios como quiserem. Se for uma quiche de alho-poró, também devem fazer um refogado. Se quiserem outros recheios, perguntem pela página do face, que responderei com prazer!







Espero que tenham gostado de mais esta receita salgada...beijos doces da Gaby!