domingo, 30 de março de 2014

Cake Pop

Olá,meus queridos leitores e leitoras! 

A receita de hoje já me foi solicitada diversas vezes através da página do face: Cake Pop. Conhecidos também como bolinhos de palito, eles nada mais são do que um bolo tradicional esfarelado e misturado a algum doce (pode ser doce de leite, ganache,etc.), espetado em palitinhos e coberto com chocolate. Muito populares em festas infantis devido à aparência interessante, muito mais atrativa para crianças do que um bolo tradicional. 

Vamos à receita? Prestem atenção às dicas! Cake Pop é fácil de preparar, mas tem algumas sutilezas que não devem ser ignoradas,sob pena de arruinar a receita. 

Ingredientes e materiais:

Bolo pronto do sabor de sua preferência (vocês podem preparar o seu bolo em casa,ou utilizar bolos industrializados. PORÉM, muito cuidado! Ele não pode ser macio demais,e nem recheado.)
Doce de leite (recomendo Itambé, por não ser pastoso demais e ajudar na consistência.)
400grs de chocolate fracionado (como este da foto. A vantagem do chocolate fracionado é que ele facilita bastante o trabalho. Eu recomendo o TOP, da Harald. Encontra-se facilmente em lojas de confeitaria ou de festas.)
Confeitos diversos 
Palitos 
Papel manteiga



Primeira providência: Numa vasilha funda, esfarele bem o bolo.


Adicione uma colher de sopa de doce de leite,e misture com as mãos. Coloque este doce de leite aos poucos até dar o ponto de enrolar.


FIQUE ESPERTO!! ELE NÃO DEVE FICAR NEM TÃO MOLE QUE ESCORREGUE DO PALITO, NEM TÃO ESFARELENTO QUE DESMONTE!! 



Quando a massa alcançar o ponto de enrolar, comece a fazer as bolinhas. 


Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha os bolinhos.



Agora vem uma dica IMPORTANTÍSSIMA DO BLOG. Cake pop, quase sempre, cai do palito, desmonta, e vira gororoba. Isso aconteceu comigo da primeira vez em que testei a receita. Decidi perguntar a uma amiga confeiteira sobre o meu erro, e ela me apresentou esta técnica, que foi decisiva para o sucesso dos meus cake pops. 

Vamos colocar a técnica em prática: Derreta em banho maria um pouco do chocolate. Pouco mesmo,ok?

Pegue os palitinhos, passe-os no chocolate derretido e em seguida espete-os nos bolinhos. Este chocolate irá colar os bolos no palito,e dessa forma, eles não cairão ao serem banhados! 


Leve os cake pops ao freezer por 10 minutos. Não deixe-os lá esquecidos, pelo amor de Deus!



Agora sim! 

Separe os confeitos, disponha os cake pops em mais papel manteiga, e derreta o restante do chocolate.






Comece a banhar os cake pops no chocolate. Com amor, ok? Sem ignorância. Se forçar muito,eles podem desmanchar, cair no chocolate, e lá vem a tal gororoba que comentei.

Assim que retirá-los do chocolate, encoste-os no confeito que preferir, que ele grudará instantaneamente.


Coloque-o no papel manteiga,para que o chocolate endureça. Repita o processo com os cake pops restantes.


Deixe que o chocolate esfrie completamente, até endurecer. Se julgar necessário,pode levar ao freezer por cerca de 10 minutos também,não mais do que isso.


E VOILÁ!  Cake pops! :D 


Pessoal,espero de coração que vocês tenham gostado da receita. Fiquem atentos às dicas,e se os seus cake pops não derem certo da primeira vez, não desistam. É meramente uma questão de prática.

Beijos muuito doces da Gaby