domingo, 9 de março de 2014

Brigadeiro de copinho

Olá,queridos leitores e leitoras!

A postagem de hoje é sobre uma das grandes estrelas das festas de aniversário da atualidade: o brigadeiro de copinho. Além de sair do lugar comum do tradicional enrolado, estes copinhos ainda permitem que se brinque com sabores e visuais, misturando diferentes massas de docinho e confeitos coloridos. 

Então,vamos à receita? Passarei a mais comum, que é misturar as massas de brigadeiro de chocolate branco e brigadeiro de chocolate tradicional. Existem muitas versões diferentes. Você pode,por exemplo,usar beijinho de coco no lugar do brigadeiro de chocolate branco. Ou então, preparar um brigadeiro de chocolate amargo,para dar um toque todo especial. Enfim,deixe que a criatividade mande!

Primeiro,vamos aos copinhos e confeitos. Você vai precisar dos copinhos e colheres para brigadeiro (encontrados facilmente em loja de festas,e até em supermercados.),e de confeitos diversos (sugiro granulado colorido, bolinhas peroladas,e qualquer outro confeito diferente. O granulado tradicional,infelizmente,não dá o mesmo efeito.). 


O rendimento da receita dependerá do tamanho dos copinhos. Comprei modelos pequenos, que renderam cerca de 15 unidades. 

Para a massa do brigadeiro branco, vamos utilizar: 
1 lata de leite condensado
1/2 barra de chocolate branco picado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1/2 caixinha de creme de leite

(Você deve estar se perguntando o porquê do creme de leite,certo? Como não vamos enrolar essa massa,não queremos que fique dura, no ponto do brigadeiro que estamos acostumados. O creme de leite irá garantir que nossa massa não endureça dentro dos copinhos! ) 


Numa panela,coloque o leite condensado e a manteiga ou margarina,e ligue o fogo brando. 

Mexa constantemente,até que comece a ver o fundo da panela.


Adicione o chocolate branco picado,e misture muito bem,até que ele derreta e esteja totalmente incorporado ao leite condensado. 



Desligue o fogo,acrescente o creme de leite,e misture. 


Coloque a massa do brigadeiro branco em uma travessa,e reserve.

E agora,vamos à massa do brigadeiro de chocolate tradicional. 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
1 colher de sopa de manteiga sem sal ou margarina
1/2 caixinha de creme de leite (pela mesma razão citada acima.)

Numa panela,coloque o leite condensado, a manteiga ou margarina,e peneire o chocolate em pó ( este processo evitará que se formem bolinhas de chocolate na nossa massa. Caso esteja utilizando achocolatado, pode pular esta etapa,pois quase sempre é instantâneo e bem mais fino do que o chocolate em pó tradicional.).

Ligue o fogo brando,e mexa constantemente até começar a ver o fundo da panela.


Desligue o fogo,acrescente o creme de leite,e misture bem. 



Coloque a massa em uma travessa,e reserve.


Vamos esperar que nossas massas de brigadeiro esfriem,ok?

Agora,vamos começar a montagem. Pegue os copinhos, os confeitos,e duas colheres de tamanho proporcional. Se os seus copinhos forem um pouco maiores, pode utilizar uma colher maior,mas se forem pequenos, trabalhe no máximo com uma colher de sobremesa, para evitar vazamentos. 

Com o auxílio da colher, pegue um pouco da massa de um dos brigadeiros e coloque em um copinho, procurando assentá-la bem. Encha-a apenas até a metade.



Em seguida, adicione o outro tipo de brigadeiro, de modo a preencher quase todo o copinho.


E então,basta adicionar o confeito que desejar!



Repita este processo com os demais copinhos,inovando conforme desejar: um só de brigadeiro branco; um só de brigadeiro tradicional; um que tenha mais um tipo de brigadeiro do que o outro,ao invés de meio a meio; etc. E é claro, varie sempre os confeitos!




Em seguida,basta colocar as pazinhas ou colherinhas..e prontinho!!!


Lindos e deliciosos!



Espero que tenham gostado de mais esta postagem.

Beijos de brigadeiro da Gaby