domingo, 19 de janeiro de 2014

Churros com doce de leite

Queridos leitores e leitoras!

Como fã do seriado "Chaves",eu não poderia deixar de postar,além da receita,esta memorável foto dos "higiênicos churros de Dona Florinda". hahahaha





Os churros são um doce tradicional no México. Uma massa leve, frita, coberta com açúcar e canela,e recheada, caso se deseje. 
No Brasil,nossas carrocinhas de churros são presença marcante pelas ruas de algumas cidades. Recheios diferentes,como de brigadeiro e de goiabada, passaram a fazer parte do cardápio recentemente. Pessoalmente, eu prefiro o recheio mais comum: doce de leite. 

E o blog não poderia deixar de passar esta incrível receita aos seus leitores!

Vamos lá?  

Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
doce de leite para rechear
um prato com açúcar e canela para passar os churros

Tenha à mão o seu saco de confeitar,com um bico pitanga grande para modelar os churros,e o bico bem mais fino para recheá-los. É claro que podem improvisar da maneira que acharem melhor,caso não tenho saco de confeitar em casa. ;) 

Peneire a farinha em um recipiente,e reserve.

Numa panela média, coloque a água,o leite e a manteiga,e leve à ebulição.

Assim que ferver, despeje a farinha toda de uma vez,e mexa vigorosamente com uma colher de pau,até que se torne uma massa homogênea que solte do fundo da panela.



Transfira a massa para uma tigela,e deixe esfriar.


Coloque a massa no saco de confeitar com o bico pitanga grande, e modele os churros. Esta massa é pesada,e o processo pode ser um pouco trabalhoso,porém pega-se o jeito com o tempo. Existem também utensílios próprios para churros,que facilitarão bastante a sua vida. Se pretender repetir sempre a receita,é uma dica legal! 



Frite os churros em óleo bem quente,e escorra-os.


Quando estiverem mornos,passe-os no pratinho de açúcar e canela.


Agora é o momento de recheá-los: Pegue o saco de confeitar (se for lavável, lavado depois de usado para a massa,obviamente.) e o bico bem fininho. Coloque o doce de leite dentro do saco e com o bico, faça um furinho numa das extremidades dos churros. Aperte e o recheio entrará nele naturalmente. 



Então,basta repetir o processo com todos os churros. 

E pronto!! :D



Aqui estão os maravilhosos churros de Dona Florinda. haha 


Caso não queira rechear os churros,você pode servi-los acompanhados de um potinho de doce de leite. 


Espero que tenham gostado...e beijos doces da Gaby!