sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Profiterolis

Olá,queridos leitores! :) 

Esta receita é muito especial. Pessoalmente, eu amo profiterolis,e estas bombinhas compõe uma das minhas sobremesas favoritas, perdendo talvez para o petit gateou. 

Originalmente,elas são recheadas com creme anglaise, e servidas com sorvete e uma generosa quantidade de calda de chocolate. Aqui no blog, decidi trocar o creme pelo próprio sorvete. A minha proposta é sempre trazer o caseiro e acessível, para pessoas comuns,e a fava de baunilha, essencial ao creme anglaise, não é fácil de ser encontrada. Espero que gostem da receita, e desta versão um pouco diferente dos profiterolis

Lembram do bolinho de chuva com massa choux? :D http://www.docesreceitasdagaby.com.br/2013/08/bolinho-de-chuva-com-massa-choux.html
A massa é exatamente a mesma! 

Eu fiz uma quantidade bem grande,pois servi na ceia de natal. Se desejarem,podem fazer apenas metade da receita! 

Ingredientes:
660 ml de água
260grs de manteiga sem sal
1 colher de café de sal
1 colher de café de açúcar
400grs de farinha de trigo
9 a 12 ovos (que serão agregados um por vez.)


Numa panela grande, coloque a água, o sal,o açúcar e a manteiga,e leve à ebulição.


 Adicione a farinha toda de uma vez, desligue o fogo, e com uma colher de pau, mexa vigorosamente,até que vire uma massa. 


 Ligue o fogo novamente,e continue mexendo a massa,até que ela solte do fundo da panela,e fique mais seca.


Transfira a massa para uma tigela funda,pode ser até mesmo o recipiente da sua batedeira. Vamos esperar que esfrie um pouco.

Enquanto isso,quebre os ovos um a um, em um recipiente à parte. Lembre-se de colocá-los primeiro em algum pote ou algo assim, e em seguida no recipiente,para evitar que algum ovo podre apareça,e contamine os outros. 


Quando a massa estiver morna, agregue os ovos um a um. Braço forte, pessoal! Todo mundo no pilates! haha 





Adicione um ovo,e misture bem,até que esteja incorporado à massa. Continue o processo com os outros ovos,até que a massa esteja em ponto de fita. Isto significa que ela estará "pingando". 

 Este é o ponto de fita. Quando a massa estiver assim, pare de adicionar os ovos. 

Agora chegou o momento de moldar os profiterolis. Utilize um saco de confeitar para este fim. É baratinho,e vocês encontram em qualquer lugar! Mesmo assim,se não quiserem utilizar, podem improvisar de outro jeito. No máximo,ele não terá uma forma tão perfeita. 

Coloque os profiterolis numa fôrma untada com manteiga, pincele levemente com ovo batido, e leve para assar em forno quente a 200 graus.


Quando estiverem douradinhos, retire do forno,e deixe que esfriem completamente. 
Vamos rechear os profiterolis com o sorvete. Escolhi de flocos, porque é o sabor favorito da família. Deixe o sorvete fora do freezer por cerca de 20 minutos. Ele deve estar macio o suficiente para servir de recheio, mas não líquido.

Corte os profiterolis com o auxílio de uma faca pequena, com delicadeza. Não o corte em toda a sua extensão,apenas até a metade. Em seguida, com o auxílio de uma colherzinha de café pequena, coloque o sorvete e feche bem a bombinha.


Coloque os profiterolis em um pote,e leve-os ao freezer,para que o sorvete não derreta. Retire-os 20 minutos antes de servir, aproximadamente.



Agora,vamos à calda de chocolate. Utilize 2 barras de chocolate meio amargo ou amargo,e 1 caixinha de creme de leite.




Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite,e misture bem. Se julgar que a calda está muito grossa, adicione leite comum. Isso mesmo! O chocolate vai absorver esse leite,e deixar a calda mais fina.




Chegou o momento de servir os profiterolis! Em uma taça, coloque uma bola de sorvete, alguns profiterolis,e a calda aquecida por cima.





Prontinho! Deliciosos e maravilhosos profiterolis! :) 


Espero que tenham gostado...beijos doces da Gaby