quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Panetone recheado de brigadeiro

Olá,meus queridos leitores!

Ainda pegando carona no clima natalino,que tal preparar um panetone com recheio de brigadeiro? A receita em si é bastante simples, mas as dicas do blog irão garantir que o processo seja realizado corretamente, para que tenha um bom resultado. 

Ingredientes:
1 panetone da marca de sua preferência
1 xícara de chá de chocolate em pó ou achocolatado
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite


Primeira providência: cortar o panetone. Com uma faca (recomendo utilizar uma faca de pão,como a da foto!)  faça um corte circular no centro do panetone. Atenção: não corte até a base,pois o recheio poderá vazar!

Retire a "tampa" e o miolo que vier junto com ela. 

Corte este miolo e esfarele com as mãos. Reserve a tampa do panetone.


Vamos preparar o recheio. Coloque o leite condensado numa panela e peneire o chocolate em pó. Este processo, lembrando,evita bolinhas. Se algumas dessas bolinhas ficarem na peneira, esmague-as com ajuda de uma colher.

Faça um brigadeiro, mexendo em fogo baixo até que comece a soltar do fundo da panela. Adicione meia caixinha de creme de leite e misture bem. ATENÇÃO: O creme de leite serve unicamente para garantir a cremosidade do nosso recheio. Porém,não exagere! É pouco mesmo! Muito creme deixará o recheio líquido. 


Com a ajuda de uma concha, coloque o brigadeiro no panetone. Não encha muito, pois ao cortá-lo,poderá vazar.

 Coloque o miolo esfarelado,e em seguida,a tampa. Se desejar, despeje um pouco de brigadeiro por cima do panetone,para fins decorativos.



Leve à geladeira por algumas horas,ou se desejar, ao freezer. Sim,exatamente isso que você leu. O brigadeiro,quanto mais gelado estiver, mais fácil será de cortar o panetone sem uma verdadeira erupção vulcânica de brigadeiro na sua cozinha. Claro que não precisa transformá-lo em um "sorvetone". Fique de olho na consistência!

Se houver invólucro protetor no panetone, retire-o. Corte e sirva. 



E então,gostaram da receita? Espero que sim. Beijos doces da Gaby!!