quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Panquecas de chocolate com brigadeiro

Olá,queridos leitores e leitoras!

Não sei quanto a vocês,mas eu tenho loucura por crepes doces. Seja de chocolate,de doce de leite, de geleia..huum..todos me dão água na boca! 
E um belo dia,me peguei pensando: Por que não fazer em casa uma massa de panqueca de chocolate,e recheá-la com um brigadeiro quentinho? E assim surgiu a inspiração para fazer e compartilhar esta receita com blog.

Massa de panquecas de chocolate:
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de chá de leite




No liquidificador,adicione os ovos e o leite,e bata por alguns minutos.






Peneire a farinha de trigo,e bata por mais alguns minutos



Em seguida, peneire também o chocolate,e bata por mais algum tempo.



Raspe o excesso de farinha e chocolate das laterais do liquidificador, e prossiga batendo,até que fique bem homogêneo.


Este deve ser o ponto da massa, densa e pronta para fritar, com algumas 'bolhinhas". Se estiver líquida,adicione um pouco mais de farinha,até dar o ponto.


Aqueça uma frigideira pequena de teflon com uma colher de sopa de manteiga,e descarte o excesso. 

Coloque uma concha da massa de panqueca para fritar, espalhe-a ao redor da frigideira de forma a conseguir um disco. Vire-a para que cozinhe dos dois lados.





Disponha a panqueca pronta em um prato, e repita o processo até que acabe a massa. Não é necessário untar a frigideira novamente. 



Vamos preparar o recheio? Para o brigadeiro mole, coloque em uma panela 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 1 xícara de chá de chocolate em pó peneirado.




Misture bem em fogo baixo até o ponto de brigadeiro mole. Ou seja, um pouco antes de soltar da panela. Se desejar, adicione 1 caixinha de creme de leite. Coloque em um recipiente separado.


Vamos rechear as panquecas. Pegue um disco de massa, adicione o recheio com ajuda de uma colher,e enrole-os. Adicione mais brigadeiro por cima,e se desejar,enfeite com granulado. 






Repita o processo com as panquecas restantes...E ESTÁ PRONTO!


DICA IMPORTANTE: Sirva esta sobremesa no dia em que a preparar. O brigadeiro fica mais gostoso se for servido ainda quentinho, então,recheie na hora. Não guarde,em hipótese alguma, para o dia seguinte,pois a sua panqueca ficará borrachuda.




Dito isso...é só aproveitar!



beijos doces da Gaby!