domingo, 27 de outubro de 2013

Trufas de chocolate ao leite

Queridos leitores e leitoras!!

Sem dúvida o chocolate é uma estrela no cardápio de sobremesas do Brasil. Não raro, escutamos pessoas dizendo que "quanto mais chocolate,melhor".

Porém,trabalhar com ele nem sempre é fácil. Fazer bombons,ovos de páscoa e outros itens com chocolate, é necessário realizar a temperagem do mesmo, ou comprar um exemplar especial, que dispense a técnica. E mesmo assim,nem sempre o resultado é o que gostaríamos.

Pessoalmente,eu amo trufas. Sobretudo,trufas de chocolate ao leite. Quase sempre,porém,as receitas que encontramos são complexas. Fugindo à receita original, as pessoas gostam de acrescentar mel, açúcar mascavo e outros ingredientes,que são apenas complementos e podem até estragar uma receita.

Esta receita que compartilharei com vocês também foge um pouco à tradicional,porque não leva nenhum tipo de bebida alcoólica. Porém,quando se fala em cozinha caseira, permite-se uma certa adaptação visando praticidade. FIQUE ATENTO ÀS DICAS DO BLOG, PARA QUE FUNCIONE BEM!

A trufa levará apenas: 
1 barra de chocolate ao leite 
1 colher de sopa de creme de leite em caixinha (aproximadamente. Não recomendo a lata para esta receita.)
chocolate ao leite para banhar e/ou chocolate em pó,são opcionais.




Derreta o chocolate em banho maria,e agregue 1 colher de sopa do creme de leite. ATENÇÃO: é pouco creme mesmo. Se colocar muito,vai virar uma ganache,e você não conseguirá modelar as trufas.





 Misture bem,e só então, retire do banho maria. Leve a massa para descansar na geladeira por cerca de 1 hora.




Faça bolinhas e coloque-as sobre papel alumínio. Se desejar, passe as trufas no chocolate em pó,coloque em forminhas ou onde preferir,e sirva. 





 Se desejar banhá-las em chocolate,proceda da seguinte forma: derreta o chocolate ao leite em banho em maria,e mergulhe uma trufa de cada vez. 





Com o auxílio de um garfo, DELICADAMENTE, passe a trufa pelo chocolate. Cuidado,pois ela pode amassar dentro do chocolate. É para ser feito com carinho!


Coloque a trufa banhada em chocolate sob o papel alumínio,e repita o processo com as outras. 



AS TRUFAS BANHADAS EM CHOCOLATE DEVEM SER LEVADAS À GELADEIRA ATÉ ENDURECER. SE DESEJAR, LEVE AO FREEZER POR CERCA DE 15 MINUTOS,E SIRVA IMEDIATAMENTE. SE PRECISAR GUARDÁ-LAS, UTILIZE A GELADEIRA. COMO O CHOCOLATE NÃO ESTÁ TEMPERADO, SE DEIXA-LAS EM TEMPERATURA AMBIENTE,ELAS IRÃO DERRETER. Retire-as com o auxílio do garfo.


Basta arrumar como se preferir,e pronto! 



Espero que tenham gostado...se desejar acrescentar licor,conhaque ou alguma outra bebida,fique à vontade,porém,cuidado com a consistência da trufa.




E beijos de chocolate e doces da Gaby.