segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Soro de creme de leite: ele pode estragar a sua receita.

Muitas receitas pedem que o creme de leite seja sem soro. Porém,poucas pessoas entendem a razão disto,e a importância de se utilizar um creme "puro" em suas receitas.



 Ao prepararmos um creme branco para pavê, uma mousse, ou qualquer outra composição doce, esperamos que a mesma tenha determinada consistência. O objetivo do creme de leite é,além de agregar sabor, conferir esta consistência. 

Entretanto,faça um teste. Bata uma clara em neve até o ponto de suspiro e acrescente o creme de leite com soro. Em outra,acrescente o creme sem soro. O que vai acontecer é o seguinte: Aquele que levou o soro ficara líquido,quase como uma bebida. O sem soro,por sua vez, virará de fato um belo creme para se utilizar em sobremesas. E esta é a diferença.



O mesmo vale para mousses. O soro deixará a mousse com consistência mole e pouco apetitosa. Portanto, utilize sempre o creme puro!

Existem receitas nas quais se deve utilizar o soro de creme de leite. Nestas,porém, isso deve ser especificado. Caso contrário, descarte-o sempre.


Para separar o creme do soro, o processo é simples. Coloque a lata no freezer por cerca de 20 minutos. Abra-a, e você deve observar um creme por cima, que é o que deve ser utilizado. O soro ficará no fundo,e deve ser descartado. Se necessário,deixe por mais tempo no freezer. Porém,fique atento! Se o creme congelar, você perderá sua lata de creme de leite.
Existem outras técnicas. Uma delas,muito parecida, é deixar a lata no freezer de cabeça pra baixo. Dessa forma, o soro ficará por cima,e o creme embaixo.



Outra,que nunca testei, consiste em fazer dois furinhos na lata depois que retirá-la do freezer, e escorrer o soro por eles. Pessoalmente,não recomendo esta técnica,pois o risco do soro se misturar ao creme é grande.

Esta é mais uma dica do Doces Receitas da Gaby. Não deixem de visitar sempre o blog!! 

Beijos doces