terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mousse de chocolate

Olá, meus queridos leitores e leitoras!

Uma receita clássica, amada não somente no Brasil como em todo o mundo, é a mousse de chocolate.

Existem muitas versões para ela. Em algumas, se utiliza gemas batidas com açúcar até aerar, em seguida se acrescenta o chocolate e claras em neve. Outras,levam gelatina sem sabor. E esta, que escolhi pela simplicidade e pelo fato de ser a mais comum em mesas brasileiras, leva apenas claras em neve,e uma boa ganache de chocolate.

Vamos aos ingredientes?

1 barra de chocolate amargo ou meio amargo, picado
1/2 caixinha de creme de leite (aproximadamente)
4 claras de ovo
2 colheres de sopa de açúcar
essência de baunilha a gosto (opcional.)



Primeiro, vamos bater as claras em neve. Coloque-as na batedeira,e comece a bater em velocidade baixa, aumentando gradativamente. 






Quando as claras chegarem ao ponto de neve, adicione a essência de baunilha. Volte a bater na velocidade baixa, e adicione o açúcar aos poucos. Continue batendo até que as claras fiquem firmes. 






Derreta o chocolate no microondas, ou em banho maria. (Se optar pelo microondas, lembre-se de derreter pouco a pouco para que o chocolate não queime. E se utilizar o banho-maria, não deixe que a superfície onde estiver o chocolate encoste na água fervente. )





Adicione a meia caixinha de creme de leite e misture bem, até obter uma ganache homogênea. Você pode colocar mais ou menos creme de leite, dependendo da consistência que obtiver. O importante é que a ganache não fique nem muito consistente, nem muito mole. Atente para o ponto que está na foto! 


Adicione a ganache às claras em neve, e bata por apenas alguns segundos. Você pode fazer este processo manualmente, caso prefira. 






Coloque a mousse em tacinhas ou em uma travessa, e leve à geladeira por no mínimo duas horas. 


Decore com raspas de chocolate, com hortelã, ou como preferir, e sirva.






A sobremesa CLÁSSICA,que nunca sai de moda.

Espero que tenham gostado..beijos doces da Gaby