quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Medidores - Por que eles são seus melhores amigos na cozinha?


Medidores de xícaras e de colheres, quase todo mundo já viu. Muito se fala da importância destes utensílios numa cozinha,mas nem todos entendem as razões para isso.



Durante o tempo em que estudei no SENAC, aprendi que a precisão de medidas é fundamental quando se fala em receitas. 15 ml de conhaque para flambar uma carne,não é necessariamente 1 taça de conhaque. Simplesmente porque existem diversos tamanhos de taça. E imaginem o fogareiro que se formaria na cozinha,caso alguém errasse na medida! Um perigo! 


Além deste,posso citar muitos outros exemplos. Xícaras e colheres são feitas para agradar as donas de casa. Portanto,elas possuem tamanhos e formatos diferentes. 1 xícara de chá na minha casa,pode não ser 1 xícara de chá na sua. E então, iria farinha demais ou de menos naquele bolo, correndo o risco de um desastre iminente. 


Colheres são muitas. 1 colher de sopa, não é aquela colher tradicional. Simplesmente porque ela pode ser bem cheia,ou mal cheia, e aí fermento demais ou de menos resultaria não somente num desastre culinário,como provavelmente numa tremenda dor de barriga.


Em gastronomia,trabalhamos com fichas técnicas, que fornecem todos os ingredientes em gramas, quilos, militros ou litros. Balança de cozinha, para o profissional da área,é indispensável. Eu tenho a minha,e uso muito,mas sei que a maior parte das pessoas não possui este utensílio em casa,e o objetivo do Doces Receitas da Gaby é tornar tudo viável para quem gosta de cozinhar em casa,sem pretensão profissional.

Uma balança, você pode dispensar. Mas um bom medidor,não! Existem pessoas que têm boa noção de medidas,e que sabem se virar com o que encontram em casa, mas garanto que não se trata da maioria. Eu mesma cometi muitos erros por causa disso,antes de decidir me profissionalizar!

Existem muitos modelos! Dos mais simples aos mais sofisticados, dos mais baratos aos mais custosos. E aí,vai ao gosto do freguês!




Espero que tenham gostado da dica. Beijos doces da Gaby!