domingo, 22 de setembro de 2013

Cajuzinho

Olá,meus queridos leitores!

O cajuzinho é um dos doces mais adorados pelos brasileiros. Ele é feito com leite condensado, amendoim, e pode levar chocolate em pó ou outros ingredientes adicionais. 
Muitas pessoas adoram comer seus cajuzinhos em festas, mas não têm a menor ideia de como prepará-los em casa. E não é pra isso que eu estou aqui? Vamos ao passo a passo! 

Ingredientes: 
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga ou margarina



Coloque todos os ingredientes em uma panela. 





Ligue o fogo baixo e cozinhe mexendo sempre, até que se torne uma massa independente que solte da panela.






Transfira a massa do cajuzinho para uma travessa e deixe esfriar completamente. Dica da Gaby: Cubra a massa com plástico filme para evitar que se forme uma película por cima do doce. 



Depois que a massa estiver completamente fria, é hora de enrolar os docinhos!  Você pode dar o formato do cajuzinho, que é ligeiramente parecido com o de uma coxinha, ou apenas fazer bolinhas como as de brigadeiro. 

Separe a massa, uma colher, amendoim torrado e moído (ou açúcar cristal, ou o que você preferir!), e algo para untar as mãos (eu uso margarina mesmo, apenas um pouco, suficiente para que os docinhos não grudem. Mas se quiserem utilizar a técnica da água gelada, fiquem à vontade!).




Pegue uma porção de massa com o auxílio de uma colher, enrole e passe no amendoim. Em seguida, coloque na forminha de sua preferência.






E está pronto! 


Espero que tenham gostado de mais esta receita clássica...Beijos doces da Gaby