segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Um cafezinho para animar a semana

Um cafezinho para animar a semana!

Esta é a minha maneira favorita de degustar um café: feito na máquina de espresso, sem açúcar ou adoçante. Gosto de sentir exatamente o sabor da bebida!! 



Sabiam que quanto mais espuminha,ou seja, quanto mais "crema",melhor o café? Exatamente!!
Deixarei para vocês aqui algumas curiosidades sobre as diferentes torras de café,enquanto degusto o meu. 


A torra é um dos passos mais importantes na fabricação do café gourmet.  A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão.  A curva de torra é definida pelo tempo em que o grão de café fica em cada temperatura.  Ela interfere no aroma, sabor, corpo, acidez, finalização, equilíbrio, enfim quase tudo pode ser trabalhado ao longo da torra.  O mesmo grão de café gourmet terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado.  
A primeira parte desse processo é descobrir o potencial de cada café. Cada tipo de café gourmet oferece um espectro de possibilidades e, apesar de complexo, podemos começar a descobrir seu potencial olhando primeiramente para a acidez e o corpo.



Os níveis de torra podem ser diferenciados pela cor do grão de café e o aroma. A torra pode ser clara, média ou escura.
CLARA.  Acentua acidez e aroma com suavidade do sabor. Ameniza o amargor e o corpo.  A torra clara preserva mais os óleos aromáticos (grãos permanecem secos), mas acentua a acidez da bebida ao mesmo tempo que produz um café gourmet menos encorpado.
Ideal para máquinas de café expresso.
MÉDIA.  Ponto de equilíbrio entre várias características como acidez, aroma e amargor.  Normalmente acentua o corpo.  Porém, o café gourmet começa a ficar menos encorpado com torras mais escuras.
Ideal para coador de pano ou filtro de papel.
ESCURA.  Café menos ácido, mais amargo e menos encorpado.  Torra mais escura deixa o café gourmet mais amargo o que pode ser confundido com um café “mais forte”.   Porém, a torra muito escura pode “queimar” o café, acentuando muito o amargor e praticamente eliminando a acidez e o corpo.


fonte: http://www.clubecafe.net.br/tipos-de-torra-cafe-gourmet