quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sobre limão siciliano e limão taiti

Muitos de vocês certamente já viram receitas doces que levam limão siciliano. Por diversas vezes,escutei pessoas se referindo a esse detalhe como mera frescura, dizendo que limão é tudo a mesma coisa.

Pois eu lamento informar: NÃO é a mesma coisa. E mais: Faz toda a diferença utilizar o limão siciliano ou o limão taiti, nosso popular verdinho, ao se preparar uma receita. O siciliano,além da casca amarelada que lhe é característica, também tem acidez diferenciada do outro.

Para comprovar isso,fiz uma rápida pesquisa,e deixo aqui essas informações. 

Lembrem-se: Nem tudo é mera frescura do chef de cozinha! ;)





Limão Tahiti: trata-se de um híbrido da lima da Pérsia com o limão cravo, motivo pelo qual recebe também o nome de lima ácida. Fruto robusto, de formato arredondado, casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração verde, polpa esbranquiçada, muito suculenta e de qualidade menos ácida.

Limão Siciliano: trata-se do limão verdadeiro, digamos, o limão original. Seu cultivo é abundante, basicamente, em áreas de climas mais frios ou subtropicais, motivo pelo qual é bastante produzido e consumido na Europa, assim como nos países andinos da América Latina. Entretanto, não são facilmente encontrados no Brasil e nas regiões tropicais do mundo. Na falta de sol, apresentam menos suco e mais casca.

fonte: http://www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/18-limao-origem-e-variedades