sábado, 10 de agosto de 2013

Sobre chocolate: o banho maria e percentual de cacau

Receitas com chocolate em barra. Quem não ama,não é verdade? Postarei uma em breve! Mas antes, que tal algumas dicas sobre como derretê-lo corretamente,e sobre a importância do percentual de cacau no sucesso do trabalho com o chocolate?

Existe uma ideia errada de que o chocolate derrete a partir da ebulição da água do banho-maria. Na verdade, o que o faz derreter é o calor,e não a fervura da água. Inclusive,o calor excessivo pode ser prejudicial,e pode acontecer da água respingar no chocolate. Se isso acontecer,lamento...jogue fora e comece de novo. Sim,chocolate tem alergia a água!! 


Portanto,para um bom banho-maria,coloque a panela com chocolate sob uma panela com água e ligue o fogo,mas não deixe a água ferver, apenas esquente o suficiente para que ele derreta. E claro,NÃO DEIXE CAIR ÁGUA EM HIPÓTESE ALGUMA!!

Sempre se ouve dizer que chocolate amargo é melhor para cozinhar,do que o chocolate ao leite. A razão disso é que ele leva apenas cacau e açúcar, sem adição de leite. Quanto maior o percentual de cacau,mais puro o chocolate,e melhor ele será para utilizar em doces,pois assim não modificará as propriedades ou o sabor do que se deseja preparar.
O chocolate ao leite pode ser utilizado sim,mas sua consistência ao ser derretido pode te decepcionar um bocado,e deixar seu doce estranho.



Então,fica a minha dica pra vocês sobre chocolate!! 

Espero que tenham gostado,beijos doces da Gaby!