sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como bater creme chantilly

Bom dia,pessoal! 
:)

Que vocês tenham uma doce sexta-feira! 

Hoje vou trazer uma dica pra vocês: Como bater um creme chantilly.
Um chantilly consiste em bater creme de leite fresco até que chegue o ponto, em seguida adicionar essência de baunilha,açúcar,ou até outras variações que se desejem.
Para que seu chantilly dê certo,a primeira providência é colocar seu creme de leite fresco no congelador. Ele deve estar BEM GELADO. Tudo super gelado! Para garantir um resultado melhor, coloque também o recipiente da batedeira no freezer. Nosso Brasil é um país tropical,e durante o verão sobretudo,é quase impossível garantir que tudo esteja geladinho de verdade. 
(Durante meu curso de Chef Executivo no SENAC, a cozinha chegava aos 50 graus facilmente.) 
Depois que tudo estiver bem gelado, coloque o creme de leite no recipiente da batedeira,e comece a bater lentamente,depois aumentando a velocidade. Nesse momento, acrescente duas colheres de sopa de açúcar.
MUITO CUIDADO! Se passar do ponto, ele vira manteiga. 
Depois que conseguir a consistência de chantilly, adicione algumas gotinhas de essência de baunilha.
E pronto!


Gente: Chantilly tem que ser mantido em geladeira,e a validade dele é no máximo dois dias. Cuidado ao utilizar para enfeitar bolos ou doces,porque ele derrete se ficar do lado de fora muito tempo. 
Com esse cuidado em mente, utilizem o creme chantilly à vontade! :D Servir com sobremesas, com frutas..sempre muito bom!

Espero que tenham gostado da minha dica.
Beijos doces da Gaby